3 Plantas medicinais para cultivar em casa

1.Arruda (Ruta graveolens).

A arruda é, natural do Balcãs e, de lá encontra-se em todo o Mediterrâneo e Oriente Médio. É uma planta perene, arbustiva, que se desenvolve por estacas ou sementes, em solo alcalino. Não se reproduz em solo encharcado porém as suas mudas devem sempre estar bem irrigadas, em solo úmido. Seu uso medicinal conhecido dês da Grécia antiga onde era usada contra doenças contagiosas. E também pode ser usada como calmante, em infusão fraca (1 folha para cada xícara de água fervente) durante uma semana, não mais. No azeite de oliva aquecido, 1 folha de arruda, para pingar no ouvido inflamado. Para mulheres em caso de retenção menstrual é usada em escalda-pés, porém como é abortiva, tome cuidado.

2.Losna (Artemisia absintum).

A losna, uma planta amarga que desagrada a tantos paladares, é uma erva forte que tem as suas qualidades medicinais populares a 2.000 anos pela medicina asiática. Atualmente existem estudos que demonstram a utilidade da erva no combate ao câncer. Mas, na medicina popular, a losna e outras plantas amargas sempre foram usadas contra problemas hepáticos.

3.Melissa (Melissa officinalis).

A melissa, natural do Oriente, uma planta herbácea perene, da família das mentas, é uma planta que se reproduz por raízes que saem dos ramos, que quando entra em contato com a terra, soltam raízes e criam novas mudas. Muito aromática, é usada na culinária para complementar saladas, pratos doces e peixes. Na medicina popular é usada em problemas do sistema nervoso e também como sedativo leve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *