Receita de como fazer doce de leite caseiro

Vamos precisar

  • 2 litros de leite
  • 2 xícaras de açúcar
  • uma pitada de bicarbonato quando tirar o doce do fogo depois de pronto.

Modo de preparo

Coloque o leite e o açúcar em uma panela grande de fundo largo
Leve ao fogo

médio, mexendo sempre com uma colher de pau, até obter fervura (cerca de 15 minutos)
Diminua o fogo e continue mexendo até obter um doce marrom claro de consistência cremosa (cerca de 45 minutos)
Passe o doce para um refratário, deixe esfriar bem e sirva colheradas em pratos de sobremesa com fatias de queijo branco fica uma delicia .

Conheça também doce de leite de pedaço .

INGREDIENTES

  • 10 litros de leite.
  •  5 gramas de bicarbonato.
  •  3 Kg de açúcar.

Pegue um leite de boa qualidade e sem acidez.

Adicione 5 gramas de bicarbonato para cada 10 litros de leite. Dissolva bem o bicarbonato e leve ao fogo este leite. Ferva por uns 10 minutos e coloque 1,0 quilo de açúcar e continue a ferver. Não saia de perto da vasilha, e sempre mexendo o leite para não derramar. Alguns usam um pires dentro da panela, assim ajuda a evitar derramar.

Deixe fervendo por mais uns 20 minutos e coloque o restante do açúcar, 2,0 KG ou 2.000 gramas, perfazendo 3 KG. A agitação deve ser constante, por todo leite. O doce vai ficando cada vez mais grosso e pesado.

Deve mexer até o ponto do doce, e ele é dado da seguinte maneira: pegue o doce na colher e esfrie um pouco. Pingue em um copo com água. Se o doce caiu igual uma gota, sem se desfazer até o fundo do copo, e formando uma bolinha na mão, igual ao ponto de bala, puxando, com liga, este é o primeiro ponto do doce de leite barra. Cuidado para não passar e ficar muito firme.

Dado o primeiro ponto, retire o doce do fogo e despeje em uma vasilha. Em seguida, bata intensamente com uma colher por alguns minutos, até alcançar o segundo ponto.

Segundo ponto: É quando o doce perde o brilho e fica açucarado, cristalizado. Pegue com a colher, se ele cair em blocos, sem fazer fio como o doce em pasta, está no ponto. Com a prática irá aprender o ponto direito e de seu melhor gosto. Distribua o doce em forma e deixe esfriar completamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *