Passo a Passo de como fazer uma mussarela diretamente do leite da vaca
Hoje vamos aprender a fazer a mussarela mais saborosa que existe a mussarela original.
Vamos precisar de:
- 10 litros de leite
- 1 tampa de coalho
- 10 litros de agua fervente
- termômetro
- peneira
- guardanapo
- 300 ML de pingo a isca que e o soro do queijo do dia anterior.
- colher de madeira
- Sal a gosto
- bacia
Modo de preparo
adicione uma tampa de coalho em 10 litros de leite e o pingo mexa bem e deixe descansar por uma hora, corte a coalhada . Coloque em uma panela 5 litros de de agua e leve ao fogo. Quando a agua já estiver fervendo vá ate a coalhada e retire o soro de cima dela só um pouco do soro e jogue fora, pegue o termômetro coloque dentro da bacia de coalhada despeje a agua fervente de vagar com cuidado para não se queimar, mecha a coalhada com o termômetro ate chegar aos 45 graus Celsius.
Pare de mexer e retire o termômetro . após uma hora de descanso retire a coalhada de dentro da agua e coloque em uma peneira e a tampe com o guardanapo. após 3 horas descansando na peneira.
Dica
Para saber quando esta dando o ponto de filagem pode ser feito teste da massa, corte um pedaço pequeno e coloque agua por cima e amasse a massa um pouco e tente abrir igual a uma massa de pizza só que na mao se abrir sem rasgar ela deu ponto.
coloque mais 5 litros de agua pra ferver , corte a coalhada em pedaços pequenos reserve em uma bacia e despeje a agua fervente em cima da coalhada após 1 minuto mecha e vai ver que ela vai começar a virar uma liga mecha bem ate não ver mais pedaços , coloque em uma vasilha que deseja, quadrada ou redonda . Depois que esfriar faça uma agua de salmoura e deixe a mussarela por 10 minutos dentro dela e já pode utilizar para fazer o que deseja . garanto que se seguir a receita direitinho a mussarela ficara uma delicia.
Pra quem não conhece o que e o famoso PINGO . O pingo é recolhido à noite, logo após a fabricação do queijo . “Durante a noite, há a concentração de fungos, leveduras e bactérias benéficas ao processo de maturação do queijo que, junto com o sal, atuam como conservante e formam o pingo.
Deixe um comentário